A ABLOS, Associação Brasileira dos Lojista Satélites, promoveu um encontro on-line abordadando um assunto que muito preocupa os lojistas: o reajuste do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado). Atualmente quase 100% dos contratos de locação são reajustados por esse índice e o aumento do percentual anual muito acima da inflação e Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), gerou uma majoração nos custos dos locatários, em plena crise da pandemia do Coronavírus.
Como mediador a Live tem o Dr. Mauro Francis, diretor jurídico da ABLOS e sócio do escritório MTF Advogados Associados, que junto com os advogados Dr. Rafael Antônio Da Silva (Almeida Tavares Advogado), Dr. Daniel Cerveira (Cerveira Advogado), Dr. Fernando Menezes (Monteiro Advogado) e João Fernandes, sócio e economista da Quantitas, irão tiraram dúvidas de locatários que tenham seus contratos o IGP-M como índice de correção monetária.
Temas abordados:
• Aspectos jurídicos – Ação de revisão de contratos e possibilidade da alteração do índice em sede de ação renovatória (Soluções e alternativas de negociação contratual para ajudar os pequenos lojistas)
• Aspectos econômicos – Adequação do IGPM (como funciona, como é calculado e o que pode ser cobrado)