Autor: Francisco dos Santos Dias Bloch
Editora: Lualri
Foi com imensa satisfação que recebi o convite do Professor Mestre Francisco dos Santos Dias Bloch para prefaciar este precioso livro, originalmente fruto de estudo realizado para a conclusão do curso de mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, que tomou a denominação de “Direito à prova e cerceamento de defesa.”.
Conheci o autor quando ele foi meu aluno em disciplina do mestrado em processo civil, cujo conteúdo tinha por escopo estudar a prova, ocasião em que já se demonstrava um entusiasta do tema. Aplicado, aparentava querer se aprofundar com afinco em seus estudos, o que era facilmente percebido pela qualidade da sua participação em sala de aula e pela riqueza das respostas apresentadas em questionários semanais distribuídos aos alunos. Rapidamente destacou-se como um dos melhores alunos da sala, completando seus estudos com a nota máxima e a apresentação de um trabalho semestral acima das expectativas, que serviu de embrião para a sua dissertação de mestrado.
Designado como orientador do autor, lembro-me do primeiro contato que tivemos para tratar da sua dissertação, ocasião em que discutimos sobre o tema que seria abordado. Sua ideia era tratar da prova civil, já tendo em vista as possíveis modificações que deveriam ser impostas, então num futuro não muito longínquo, pelo novo Código de Processo Civil, que tramitava no Congresso Nacional.
Confesso que me animei com a ideia. Afinal, raros são os alunos que se propõe a tratar de temas relacionados com a prova civil, disciplina de capital importância para a solução do processo, mas que parece não gozar do prestígio que lhe deve ser conferido. Adverti o autor das dificuldades que enfrentaria, mas para minha satisfação ele se manteve firme no propósito de realizar o estudo.
Diante disso, tratamos da forma e método como seriam realizados a pesquisa, estudo e abordagem da matéria, que para mim também foi uma nova experiência. Afinal, embora já tivesse orientado dezenas de alunos, um novo sistema processual se aproximava e este era o primeiro dos trabalhos de meus orientandos sobre o tema. Maior, por isso, a necessidade de acompanhar de perto o desenvolvimento do trabalho e de realizar uma leitura e análise mais detalhadas e profundas do que me era apresentado, o que acabou por nos aproximar ainda mais, rompendo-se a linha divisória que existe entre um relacionamento acadêmico para assumir tons de amizade.
Com o tempo a dissertação do autor, agora transformada em livro, foi tomando forma e surpreendendo pela qualidade, inovação e profundidade no enfrentamento das difíceis questões que surgiram até chegar a sua versão final. Fomos para a banca de defesa da dissertação de mestrado e houve a aprovação unânime, com o conceito A e a nota dez, sendo que todos os examinadores exaltaram o autor a publicar o trabalho, que por seu conteúdo não poderia deixar de ser apresentado a toda a comunidade jurídica.
Esse pequeno relato demonstra, grosso modo, o caminho percorrido pelo autor, que não parou de trabalhar e ministrar aulas no período, para elaboração do trabalho; excepcional na sua importância, qualidade e atualidade.
Além de bem escrito, com pesquisa profunda e citações pertinentes em todas as áreas que foram abordadas, o ineditismo da obra toma a leitura fácil e prazerosa já que não ainda há no mercado literário jurídico, na vigência do CPC de 2015, salvo melhor juízo, nenhuma outra obra que trate do tema com tamanha profundidade e precisão de conceitos.
Por todas essas qualidades tenho a absoluta certeza do sucesso editorial desta brilhante obra, que na vigência do CPC de 2015 vem para iniciar a colmatação de uma lacuna no cenário jurídico nacional, coroando seu autor, o Professor Mestre Francisco dos Santos Dias Bloch, com a láurea daqueles que desenvolvem trabalho apto a marcar o mundo jurídico, seja pelos imensos predicados da obra, seja pela imensa capacidade de seu autor.
Parabéns Professor Mestre Francisco dos Santos Dias Bloch. Que este seja o primeiro dos muitos sucessos que ainda virão.
OLAVO DE OLIVEIRA NETO
Professor de processo civil dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da PUCSP.