Essa semana tivemos acesso a duas tristes, mas reais, informações. A primeira delas, baseada numa pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revela o Brasil perdeu 135,2 mil lojas com vínculos empregatícios durante esses meses de pandemia. A segunda é em relação ao PIB. O Produto Interno Bruto caiu 9,7% no segundo trimestre de 2020 (comparado ao primeiro trimestre de 2020). Em relação ao mesmo período de 2019, o PIB caiu 11,4%. Essas foram as taxas com quedas mais intensas da série, iniciada em 1996.
Esses dados mostram que perdemos, todos nós. Não nos esqueçamos, primeiramente, da perda mais irreparável de todas: a de mais de 130 mil vidas levadas pela Covid-19. Perdemos sonhos também, daqueles que empreendem e daqueles que trabalham no comércio. Essas milhares de lojas fechadas representam um número ainda maior de desempregados, cuja recuperação se torna potencialmente mais difícil com essa queda drástica do PIB.
Mas sabe o que não perdemos? A esperança e a garra de lutar pelos lojistas do comércio da cidade de São Paulo. Na realidade, esse é o motivo da nossa existência e tornou-se ainda mais latente com o advento do novo coronavírus. Trabalhamos incansavelmente munindo os lojistas de informações que auxiliaram no enfrentamento da pandemia. Assinamos Termos Aditivos à CCT com o Sindicato dos Comerciários que possibilitou às empresas firmarem acordos de suspensão de contrato ou redução de jornada e salário diretamente com o empregado, independentemente dos salários, além de ajustamentos em banco de horas, teletrabalho, entre outros. Batalhamos por maiores parcelamentos de taxas e tributos, redução ou até isenção de aluguel, reabertura do comércio e uma extensa lista de ações que pode ser conferida diretamente no nosso site.
Agora estamos em negociação da CCT 2020/2021, buscando condições justas que auxiliem os lojistas nesse momento de recuperação de seus negócios. Mais do que nunca precisamos nos unir, reunir nossas forças e compartilhar nossos objetivos. Apenas assim conseguiremos reverter os números compartilhados no primeiro parágrafo desse texto.
Nossa afirmação continua a mesma: conte sempre com o Sindilojas-SP!
Ruy Pedro de Moraes Nazarian
Presidente do Sindilojas-SP
Fonte: Sindilojas-SP, 3 de setembro de 2020