Internacionalizar uma franqueia é levar cultura para o mundo

Executivos da Oakberry e Boali comentam processos básicos para levar sua marca além das fronteiras no Summit de Expansão da ABF.

“Internacionalizar uma marca é muito mais do que abrir uma loja ou operação em outro país. É levar o propósito carregado de cultura brasileira e DNA para o mundo conhecer e apreciar”, afirmou Danubia Angel (Livo Company) no painel Internacionalização do Summit de Expansão da ABF, no Teatro Villa Lobos, em São Paulo.

Daniel Cerveira, Coordenador da Comissão de Expansão da entidade

Complementando a executiva, o advogado e Coordenador da Comissão de Expansão da entidade, Daniel Cerveira (Cerveira Advogados), reforçou que a internacionalização “é uma tendência natural do franchising brasileiro, mas alertou para a importância da preparação, como: As etapas iniciais, processos básicos, estratégias e plano jurídico precisam ser seguidos com cautela”, afirmou.

Com um foco no mercado, o controle da cadeia de produção e as conexões locais são fundamentais para Bruno Costa (OakBerry). Ele também destacou que o diferencial competitivo das marcas brasileiras no exterior está em levar valor atemporal aos consumidores. “Temos muita coisa no Brasil que é reconhecida mundo afora, mas é preciso saber como levar isso. Você não consegue chegar em outros países sem entender a base local do segmento em que pretende atuar”, afirmou.

Para Rodrigo Barros (Boali), o processo completo de expansão internacional exige paciência e resiliência. “Não acontece do dia para a noite. É algo que demora e precisa ser feito com cautela. O primeiro passo é proteger o negócio no Brasil, garantir a cultura organizacional e apoiar os franqueados locais”, afirmou.

Case Expansão: Market4U

Considerada uma marca jovem, a rede de minimercados autônomos é líder do segmento no Brasil. A empresa foi fundada em 2020 com o propósito de levar mais comodidade, tempo e segurança para as pessoas por meio do conceito de honest market dentro dos condomínios residenciais e comerciais.

Sandro Wuicik, um dos sócios fundadores, apresentou como a Inteligência Artificial (IA) colabora com a expansão da marca com o programa “IA em Ação”. Uma forma de antecipar toda a análise dos leads, qualificar e direcionar os melhores para o time de atendimento.

“É algo que permite o foco na estratégia, leads qualificados de forma inteligente e maior taxa de conversão para franqueados. Tivemos mais de 500 horas economizadas em atendimentos que não seriam convertidos em vendas”, contou.

Por fim, alertou que “não basta acelerar a expansão sem qualidade na operação”.

Fonte: Site ABF – Associação Brasileira de Franchising, 20 de agosto de 2025

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Podemos ajudar?