Internacionalização De Redes: Pontos Principais

Com o mercado de franquias em pleno vapor – levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que no ano de 2013 o setor faturou R$ 115 bilhões de reais e ganhou quase dez mil novos pontos de venda, gerando crescimento nacional de 11,9% – muitas redes estão apostando na internacionalização de suas marcas.

A internacionalização pode permitir à rede de franquia uma rápida expansão e tem grandes chances de ser um excelente negócio para franqueadora. Mas todo cuidado é pouco para que o resultado seja o sucesso. “Esse tipo de processo demanda o planejamento de forma consciente e com o domínio das regras e usos do comércio exterior”, ressalta Larissa Rocha Magalhães, advogada do escritório Cerveira Advogados Associados.

O primeiro passo para do planejamento deve ser o estudo da concorrência ou dos mercados não explorados, bem como dos potenciais clientes da rede. Mas existem outros pontos que jamais devem ser deixados de lado. “É importante a verificação dos costumes e idioma do local a ser instalada a franquia, já que o produto ou o serviço a ser comercializado pode não ser “adaptável” àquele mercado”, orienta Larissa.

O papel do master-franqueado

Para representar a marca em outro país, existe o master franqueado, a figura que terá o controle da marca, na qualidade de empreendedor, mas que terá que pagar royalties à franqueadora, dona da marca. “Neste caso, é de suma importância verificar as barreiras econômicas, fiscais, ou até mesmo barreiras que diz respeitam à lucratividade. Ou seja, é preciso ajustar os valores a serem cobrados de forma que o negócio se mantenha lucrativo à todos os envolvidos”, observa.

E a escolha do master franqueado pode ser uma determinante para o sucesso do negócio. “Uma vez que ele será o representante da marca em solo estrangeiro e, portanto, terá de conhecer a marca e dominar todos os aspectos importantes para a internacionalização, tanto quanto a franqueadora, até mesmo porque terá de oferecer suporte aos seus próprios franqueados”, finaliza Larissa Magalhães.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

Fonte: Site Novo Negócio, 10 de dezembro de 2014

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Podemos ajudar?